Advertisement

Responsive Advertisement

A Verdadeira História por trás do filme: Sempre ao seu Lado

Richard Gere protagonizou há alguns anos um filme(remake) que conta a história de um professor e seu cão, que emocionou pessoas de todo o mundo. Ambos tinham uma afeição fora do comum, confirmando que o cão pode realmente ser o melhor amigo do homem.

Imagem Divulgação: Site Imagem Filmes
O filme recebeu o título em português de Sempre ao seu Lado (2009). Parker, interpretado por Gere, é um professor universitário que encontra um cachorro perdido na estação de trem que passava diariamente para ir a universidade onde trabalhava. Cativado pelo cão, Parker o leva para casa, na intenção de encontrar alguém que o adote. Contudo, ele se apega cada vez mais ao cachorro, cujo nome é Hachi (8, em japonês). Veja o Trailer Oficial Legendado.


Hachi o segue todos os dias até a estação de trem e o espera no fim da tarde, quando retorna. Um dia, contudo, isso não acontece: o professor tem um ataque cardíaco fulminante em sala de aula, levando-o à morte, e jamais retorna à estação de trem. Hachi passa a esperá-lo todos os dias no mesmo horário na estação  por anos, até morrer. O que é mais comovente nesta história de amor incondicional é que ela é real.

Imagem Divulgação: Site Imagem Filmes


A verdadeira história japonesa


Hachi na verdade se chamava Hachiko e nasceu na província de Akita – que também dá origem ao nome de sua raça - no Japão, em novembro de 1923. Em 1924, Hachiko foi adotado pelo Dr. Eisaburo Ueno, professor do Departamento Agrícola da Universidade de Tóquio. Os cães da raça Akita são especiais, conforme as tradições japonesas: Eles são fiéis ao extremo e geralmente “escolhem” o dono.

Imagem Divulgação: Site Imagem Filmes
Dr. Eisaburo passou a amá-lo de imediato. Como morava em Shibuya, no subúrbio de Tóquio, perto da estação de trem, Hachiko o acompanhava todas as manhãs até a estação, retornando sempre às 15 horas, todos os dias, para recepcioná-lo.

Imagem Divulgação: Site Imagem Filmes
Porém, em 21 de maio de 1925, o professor Ueno sofreu um AVC durante uma reunião na faculdade e veio a falecer. Hachiko passou a esperá-lo na estação todos os dias, sem ceder. A viúva do professor doou Hachiko a parentes de outra região de Tóquio, mas o cão fugiu e retornou à estação de Shibuya e à sua antiga casa. Todos os dias, esperava o seu falecido dono no mesmo horário e no mesmo local. Como não o encontrava entre os passageiros, passava horas aguardando, só indo embora quando tinha muita fome. Com o tempo, os passageiros e funcionários da estação passaram a levar petiscos e comida, assim que sabiam da história de Hashiko.

Imagem Divulgação: Site Imagem Filmes

Muitos anos se passaram e a saúde do cão não era mais a mesma – tinha sarna, machucados de brigas, desnutrição e outras doenças. Em 1929, um dos alunos do Professor Eisaburo encontrou Hachiko na estação. Descobriu a sua história por intermédio de seus novos donos, a família do jardineiro dos parentes do professor, que o adotaram após a sua morte. O aluno publicou diversos artigos sobre a história de Hashiko e constatou ainda que ele era um dos 30 akitas puro sangue de todo o Japão.

A história de Hachiko virou um artigo de Asahi Shinbun, publicada em um dos principais jornais do país em setembro de 1932. A história se espalhou por todo o Japão e hoje faz parte do imaginário das crianças e adultos japoneses sobre o amor incondicional.

Em 21 de abril de 1934, foi erguida uma estátua de bronze de Hachiko, esculpida pelo escultor Teru Ando, e atualmente se encontra no portão de bilheteria da estação de Shibuya.





Hachiko morreu em 8 de março de 1935, com idade de 11 anos na estação onde sempre esperou pelo professor e amigo. Ele aguardou o retorno do Dr. Eisaburo por nove anos e dez meses. Os ossos do cão foram enterrados na sepultura do professor Ueno. A sua pele serviu para que fosse empalhado e ficou em exibição no Museu Nacional da Ciência do Japão. Durante a Segunda Guerra, a estátua embalsamada se perdeu. Com o tempo e a popularidade da história de Hachiko, a raça Akita se tornou Patrimônio Nacional no Japão.

Postar um comentário

53 Comentários

  1. DEMOREI MUITO,MAS CONSEGUI COMPRAR ESSE FILME EMOCIONATE EVERDADEIRO.TODA VEZ QUE ASSISTO EU CHORO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina assistir o filme, tendo um akita em casa.
      Da vontade de parar o tempo e nunca pensar que ela (no meu caso é uma fêmea) irá morrer.

      Excluir
    2. Muito linda essa história eu chorão mesmo me emociono fácil ainda mais por cães q eu amo. Então eu não tenho um Akita mais a dois quando arrumei um emprego num depósito de gás adotei um vira lata que apareceu .eu fei uma moscada e ela roubou minha .fiquei com muita raiva mas ela ensistente ficava por ali .eu não aguentei aí pronto coloquei ela pra dentro e deu no deu desde então quando um primeiro funcionário é abre o portão ela sai vai me esperar a uns trezentos metros de distância do depósito com medo q eu desvie o caminho .e q as vezes tenho q passa em frente pra ir em outro lugar antes mas se eu não desviar ela vai atrás de mim .há três anos minha menina amarela me espera todos os dias tem dias q até choro quando a avisto de longe.vizinhos dizem que ao domingos quando estou de folga ela me espera no mesmo lugar até q o depósito fecha e então ela entra .amo ela só escrever já me emociono .os cães merece mesmo nosso respeito mas do que muita gente aí

      Excluir
    3. Eu também choro, um dia quero ir a esta cidade onde está a estátua. Pena que o corpo empalhado se perdeu na guerra.

      Excluir
    4. Eu to muito triste e toda vez que ei assisto eu choro e Amei esse cachorro queria ter um casa mais nem da porque ele é de la do japão e eu de brasil da muita doó ainda mais quando ele esperava o dono sempre na estação e sempre davam petisco para ele ... e no final o cachorro tava todo desnutrido sujo machucado com sarna ... a saude dele não era a mesma de antes .
      ... e ele não quis saber de nimguem so de seu fodo.
      . Se eu tivesse um cachorro desse eu não iria desperdiça meu tempo com outra coisa só com eleeeeeh....Bjs

      Excluir
    5. Filme lindo e emocionante e triste é o filme mais triste que já vi amo demais toda vez que olho eu choro muito

      Excluir
  2. Quando eu assisti esse filme ainda estava me recuperando da morte da minha Suzy, ela morreu perto de completar 13 anos e era assim como o Hachi, gênio forte. A historia desse filme é muito linda e emocionante.
    Obrigada pelas informações sobre o verdadeiro Hachi Anna, gostei muito de saber, estou com os olhinhos marejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história incrível,esse amor emociona e inspira. Sinto muito por sua perda, que bom que em sua vida pode ter a Suzy que com certeza lhe deu muito amor e recebeu também. Obrigada por seu comentário, bjinhosss

      Excluir
  3. HOMENAGENS LINDAS E MERECIDAS SOBRE DOIS AMIGOS TÃO ESPECIAIS!

    ResponderExcluir
  4. Só de ver o trailer já chorei.

    ResponderExcluir
  5. Por causa desse filme hoje tenho uma Akita, e ela é fuito fiel!

    ResponderExcluir
  6. Eu me recuso a assistir esse filme novamente, simplesmente fiquei doente, estou digitando e chorando.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente maravilhoso Marines, um amor grande e sincero, não tem como não se emocionar! <3

      Excluir
    2. Realmente esse filme e as 4 vidas de um cão são os filmes mais tristes da história,mostra o que é a fidelidade de um animal perante o seu dono.

      Excluir
  7. Este filme só prova o quanto nós seres humanos temos que melhorar, é um grande exemplo de lealdade, o filme é muito, muito, muito emocionante.

    ResponderExcluir
  8. Melhor filme de todos os tempos, depois de ver tenho vontade de ter um cachorro fiel como esse

    ResponderExcluir
  9. Sem palavras, é demais

    ResponderExcluir
  10. A maior prova de amor incondicional... Lindo o filme, emociona todas as idades, assisti junto com o meu filho q na época tinha 9 anos, meu sobrinho q tinha 5 minha vozinha com 68 e eu e minha irma, enfim, nao teve quem nao chorou de soluçar, meu filho e meu sobrinho tiveram crise de choro q custou cessar.... Enfim... Amor demais!!

    ResponderExcluir
  11. Achei extremamente criativo seu "alias": Anna Vlis. Nunca teria pensado nisto!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito emocionante, tenho certeza que Deus concedeu um reencontro pra eles.

    ResponderExcluir
  13. Muito lindo, já assisti varias vezes e não me canso!

    ResponderExcluir
  14. Eu não consigo assisti de novo este filme que eu choro muito. Eu achei a historia linda ,porém fico triste.

    ResponderExcluir
  15. Ah, esse filme, o quanto nos ensina! Para mim é uma demonstração clara de como Deus colocou seu caráter em cada animal e em cada ser na natureza, os cães, em sua essência, tem uma fidelidade tão imensa, como no caso de Hachiko,que nos faz pensar os valores que damos para tudo ao nosso redor. Os cristãos são fiéis de fato ao Deus que servem? Buscamos a honestidade, respeito, sinceridade, humildade, amor e compaixão pelo nosso semelhante? Se você é um cristão, ou mesmo pertence a outra prática religiosa, ou ateísmo ou ceticismo, eu lhe pergunto: Tens demonstrado amor? (I Coríntios 13:1-13)

    ResponderExcluir
  16. FILME E DRMAIS MARAVILHA...CACHORRO LINDO TAMBÉM FILME

    ResponderExcluir
  17. ja vi esse várias vezes...Não tem como Não emocionar! ESPETACULAR!!

    ResponderExcluir
  18. E´ um belissimo filme que conta a historia entre um cão e seu dono. serve de exemplo para nós que muitas vezes desprezamos nosso melhor amigo.Devemos preservar esse filme para as proximas gerações. obrigada

    ResponderExcluir
  19. pena que ninguém ama assim, mesmo eu dando valor :(

    ResponderExcluir
  20. Dizer o que deste filme assisti agora muito triste

    ResponderExcluir
  21. Só de pensar nesse filme eu já choro !!!

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito de animais em especial os cachorros pelo fato de como diz o filme.(Sempre ao seu lado.) Serem amigos fieis.

    ResponderExcluir
  23. ESSE FILME É F***...DEMAIS.
    SÓ DE LERO TÍTULO DÁ VONTADE DE CHORAR.

    ResponderExcluir
  24. Não diferente dos demais, adoro animais, principalmente cachorros. Este filme apesar de ser lindo ao retratar uma história verdadeira, um fato sobre o cachorro; me emocionou muito. Sem sombra de dúvidas não há como não se comover com tanta fidelidade e amizade deste cão para com seu dono.

    ResponderExcluir
  25. Nossa, nunca tinha chorado tanto ao assistir um filme, abracei tanto meu cão enquanto assistia, é o mais emocionante é que foi uma história real.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom esse filme... Quem não chorar nunca teve um cachorro ou 'tem problemas' até piores.
    Também muito bom '4 vidas de um cachorro' (A Dog's Purpose) embora não seja baseado em história real.

    Também bom conhecer versões antigas de boas histórias de cachorro (Lessie e Benji)...

    ResponderExcluir
  27. Tenho um Lhaca Apso branco que coloquei o nome de Hachi.
    Em homenagem a este cachorro do filme e que teve horigem real.
    Meu Hachi em 2016 fugiu e fiquei um ano procurando.
    Achei atraves de fotos que tinha tirado de le desde filhote.
    Moro em Jundiai.
    Fui busca lo em Campo Limpo Paulista.
    Consegui acha lo atraves de um grupo chamado:
    Caes achados perdidos e para adocao Jundiai Sao Paulo.
    No momento que cheguei a casa que ele estava peguei a caixa.
    Para guarda lo no momento que abri ele entrou.
    Atualmente ele vive ja a mais de um ano comigo neste regresso.
    Todos do grupo ficaram emocionados com a sequencias de fotos que mostrei de le.
    Foi noticia esta historia em Jundiai SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia muito obrigada por compartilhar essa linda história conosco! Fico muito feliz de saber que teve um final feliz e está com seu Hachi <3.

      Excluir
  28. O meu era um felino um gatinho que eu recuperie da rua ainda novinho mais fazia o mesmo brincava com migo mim esperava quando eu chegava do trabalho minha esposa dizia que ele conhecia o carro do meu patrão e ficava na porta minha esposa sabia que era eu porquê ele mim esperava na porta mesmo sem mim ver mais sabia que era eu e eu ia chega vivel com migo 6 anos e depôs ele saio e nunca mais voltou acho que o pagarão ele o nome dele era neguinho

    ResponderExcluir
  29. eu acho que todos os cachorro tem uma historia e alguém que nunca vai esquecer podemos não entender seus latidos mais entendemos seus olhares e isso já o bastante para eles serem nossos melhores amigos

    ResponderExcluir
  30. Esse filme é muito lindo amo cachorros sempre tive entre três e quatro cada um que partia eu sofria muito é um amor sem medida agora tenho só uma a Bella quando assisto esse filme fico olhando para ela e pensando vai ser difícil eu ficar sem você por que a peguei morrendo na rua e hoje ela está linda ciumenta meu sonho é ter um Akita amo assisti esse filme tenho até o dvd mesmo me fazer chorar muito.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário! Isso nos incentiva a postar sempre.

Não deixe link de blogs em seu comentário, para isso pode comentar como nome/url e deixar o link do seu blog.